quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Famílias são expulsas de suas casas por serem evangélicas, no México

As famílias evangélicas passaram a viver em abrigos alternativos após serem expulsas por causa de sua fé.
Sete famílias evangélicas foram expulsas de sua aldeia no México, por causa de sua fé. Os cristãos foram expulsos da comunidade Tuxpan de Bolaños, no estado de Jalisco, por meio de uma votação dos residentes, e passaram a viver numa adega abandonada.
Rosa Blanca Vazquez de la Rosa está entre os evangélicos que foram excluídos da comunidade. “Fomos colocados em vans e nos deixaram fora da comunidade”, disse ela ao site World Watch Monitor. “Tínhamos apenas as roupas do nosso corpo”.
O sofrimento dessas famílias é mais um exemplo da luta que vivem os evangélicos nas áreas rurais do México, compostas por uma população de maioria católica.
“Por serem evangélicos, os líderes indígenas os consideraram incompatíveis com a sua cultura e tradições religiosas”, disse o representante da Portas Abertas na América Latina, Dennis Petri.
Dennis também questiona se os 2 mil moradores de Tuxpan de Bolaños tinham base jurídica para despejar essas famílias. “Os líderes indígenas dizem que têm autoridade, protegida pela Constituição Federal, de governar o local com base em seus usos e costumes”, conta. “Ao mesmo tempo, a Constituição Federal também garante a liberdade de religião e os direitos humanos — você não pode forçar alguém a sair de casa por nenhum motivo, incluindo os religiosos”.
No ano passado, Rosa e outras famílias passaram a viver em abrigos temporários fornecidos pelo governo.
Ela conta que tentou retornar à sua aldeia, mas encontrou resistência. “Eles jogaram pedras na casa onde a gente dormia, tentaram arrombar a porta e o telhado”.
Por este motivo, algumas famílias tem medo de voltar para casa e querem ser realocadas. “O governo do estado não sabe o que fazer, porque se decidir que o grupo deve voltar para casa estará violando a autonomia indígena, mas caso contrário, estarão violando os direitos humanos e a liberdade religiosa”, disse Dennis.
“Por esta razão, a estratégia da aldeia é simplesmente esperar, tentando ganhar tempo e esperando que as famílias provavelmente percam a esperança e simplesmente se mudem para outro lugar”, acrescentou.
Redação Consciência Cristã News
Com informações da CBN News e Portas Abertas
Imagem: World Watch Monitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *