sexta-feira, 17 de abril de 2015

10 EFEITOS DE ROMANOS 9 NA MINHA VIDA



Por John Piper

1) Romanos 9 me faz ser confiante que a Palavra de Deus não falhará e que todas as promessas de Romanos 8 se mostrarão verdadeiras para mim, mesmo no pior dos sofrimentos.

2) Faz-me permanecer no temor a Deus e me guia para dentro das profundezas da verdadeira adoração teocêntrica.
Eu estou com um fardo por causa da igreja evangélica na América estar tão despreocupada. Existem tanto esforço das igrejas onde tudo tem que ser engraçado. Nunca há o senso de meditação, pesar ou reverência. Isso é exatamente o que a América é. Somos vistos dessa forma ao redor do mundo. Somos pessoas baratas, engraçadas e despreocupadas. Basta ligar a televisão. Tudo é diversão, tudo tolo.
Se o Deus de Romanos 9 existe, isso deveria mudar e moldar nossa adoração.


3) Ajuda-me a proteger-me da trivialidade com as coisas divinas.

4) Ajuda-me a manter-me maravilhado com minha própria salvação.
John Newton foi realmente maravilhado que ele fora salvo. Ficamos maravilhados com várias coisas. Precisamos nos perguntar periodicamente se estamos maravilhados que fôramos salvos. Estamos estupefatos de termos sido inclusos na eterna família do Deus vivo, especialmente em vista de nosso pecado remanescente?

5) Faz-me confiante que o trabalho que Deus planejou e começou, Ele irá terminar – globalmente e pessoalmente.
Pense sobre o ISIS – decapitações, a possível unificação de um mundo islâmico em volta de califado armado nuclearmente. Se isso tornar-se verdade, será realmente como os eventos descritos no Apocalipse. Se você não tem um Deus que é inabalável quando em todo lugar que você olha parece que o cristianismo está perdendo, você estará em problemas. Você precisa de uma teologia que lembre que não estamos perdendo, que Deus triunfará.

6) Faz-me lamentar diante da indescritível doença da nossa cultura de menosprezo a Deus
Se Deus o acha em uma cultura que perdeu tão completamente seus caminhos que chama de casamento dois homens homossexuais que fazem sexo regulamente, você precisa lamentar. Devemos lamentar – com muita compaixão e muita convicção. Não lamentar nessa cultura significa que você está cego para a santidade de Deus.

7) Faz-me ver tudo em luz do soberanos propósitos de Deus – que dele, por ele e para ele são todas as coisas, a ele seja a glória para todo sempre.
Tudo e em todo lugar que eu olho na vida – todas as coisas – estão relacionadas a Deus. Não exige coisa alguma que não esteja relacionada a Deus. Todo lugar que eu olho, alguma coisa vem dele, movendo-se por ele, voltando para ele. Deus não perdeu o controle desse mundo. Tudo está relacionado a Deus e exige uma forma de falar como.

8) Faz-me esperançoso que Deus tem a vontade, o direito e o poder de responder orações para que pessoas sejam mudadas.
Algumas vezes as pessoas tentam cavar orações contra a soberania de Deus. Eles perguntam “Por que deveríamos orar se Deus é soberano?” A que eu respondo “Por que orar se ele não é?” Todas as coisas que eu gosto a respeito do que Deus faz, ele não tem o direito de fazer se você acredita no absoluto livre arbítrio. Por absoluto livre arbítrio, eu quero dizer auto-determinação em última instância. Se você tem auto-determinação, Deus não tem o direito de se intrometer em você e mudar você. Então, para que orar?

Mas se você crê que Deus tem o direito de adentrar na sua vida, superar a vontade, fazer alguém (ser) dEle, remover o coração de pedra e colocar um coração de carne, e fazer alguém andar nos seus estatutos, então você irá orar. Você provavelmente tem pessoas por quem tem orado por décadas que são descrentes e você está com medo que elas talvez não sejam eleitas. Você está amedrontado que elas vão para a sepultura não acreditando em Jesus. Eu estou.
Simplesmente não há esperança se Deus não for soberano para com essas pessoas. Se existe qualquer esperança para o pecador mais endurecido que você ama, se existe qualquer esperança que essa pessoa seja salva, está em Deus. Deus pode salvar. Deus pode fazê-los parar de andar em seus caminhos, remover o coração que se rebelou por 50 anos, e colocar um novo coração. Por isso nós oramos.

9) Lembra-me que evangelismo é absolutamente essencial para pessoas virem a Cristo e serem salvas, e que há grande esperança de sucesso em levar pessoas a fé, mas essa conversão não é em última instância dependente de mim ou limitada pela dureza do descrente.
Essa é uma das mais libertadoras verdades do evangelismo. De um lado, você sabe que você não pode salvar ninguém. Você não pode fazer uma pessoa parar de confiar em si mesma ou amar seu próprio pecado. Deus tem que fazer isso. Mas você também sabe que todos nascem de novo através da palavra viva e duradoura. Meu trabalho é testemunhar. Eu não salvo ninguém. Deus-Todo Poderoso salva. Ele somente pode salvar e ele escolhe usar testemunhas.
Então vamos às nações, aos povos inalcançados do mundo. Missões mundiais serão bem sucecididas e nós deveríamos estar a respeito delas.

10) Faz-me certo que Deus triunfará no fim.

***
Fonte:Vida de Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *