segunda-feira, 18 de março de 2013

LIBERTEM JOSÉ DILSON E ZENEIDE



Por Renato Vargens

Há alguns dias fiquei sabendo da prisão  no Senegal de dois missionários brasileiros. 

"Os missionários presbiterianos José Dilson da Silva e Zeneide Moreira Novaes estão presos no país africano há algumas meses sob a acusação de recolher menores de ruas sem autorização do governo. Eles foram presos no final de outubro por evangelizarem crianças na rua.  Os brasileiros são membros do projeto assistencial Obadias, que retira menores de ruas em total estado de pobreza. O projeto é da Igreja Presbiteriana do Brasil e consiste em receber crianças abandonadas, que vivem nas ruas de Dakar, capital do Senegal, dar-lhes educação, ressocialização, orientação profissional, atendimento à saúde, alimentação e moradia digna."

COMPREENDA O CASO:


O missionário José Dilson recebeu voz de prisão juntamente com uma das missionárias do projeto, Zeneide Moreira Novaes, e ambos foram transferidos para a cidade de Thiés, vizinha ao local onde foram detidos, para prestarem novos depoimentos, onde estão detidos.

Segundo a esposa do pastor José Dilson, Marli, a acusação de evangelizar muçulmanos sem autorização poderá fazer com que eles permaneçam presos por algum tempo.

Em carta enviada do Senegal, Marli revela que os missionários foram obrigados a assinar documentos sem a possibilidade de ler o que estava escrito, e que o local onde estão detidos, não reúne condições mínimas de respeito aos direitos humanos.

“Meu marido e a missionária Zenaide foram obrigados a assinar este documento, impostos pelo governo, sem terem possibilidade de ler. Quem nos conhece sabe o quanto temos nos empenhado para o bem de centenas de crianças. Agora estão em uma cela como malfeitores, sem luz, sem água, numa cela imunda. Por favor, orem!”, diz um trecho da carta divulgada pela APMT.

ABAIXO ASSINADO PELA LIBERTAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS:

Participe do abaixo assinado e apele para o governo do Senegal que liberte os cidadãos brasileiros José Dílson da Silva e Zeneide Moreira Novais, presos desde novembro de 2012 por acusações comprovadamente infundadas, após apurações realizadas pelas autoridades locais. 

Clique (aqui)  e assine em favor da libertação de missionários brasileiros presos no Senegal.

 Renato Vargens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *